Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47407
Compartilhe esta página
Título: | Visitas guiadas no zoológico do parque estadual de dois irmãos: percepção entre monitores e docentes |
Autor(es): | ARAÚJO, Karla Morgana Silva |
Palavras-chave: | Visitas Guiadas; Zoológicos; Educação Ambiental |
Data do documento: | 20-Out-2022 |
Citação: | ARAUJO, Karla Morgana Silva. Visitas guiadas no zoológico do parque estadual de dois irmãos: percepção entre monitores e docentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | As visitas guiadas são os principais trabalhos voltados para a Educação Ambiental desenvolvido em zoológicos. O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as visitas guiadas do Parque Estadual de Dois Irmãos. A coleta de dados foi realizada através de questionários respondidos por monitores e docentes, além de fichas de observações para descrição de como é utilizado um espaço de educação não formal pelos professores visitantes, também foram descritos comportamentos oriundos de sentimentos da turma/professor durante a visita. Os questionários foram analisados através de uma análise quali/quantitativa. De acordo com os resultados obtidos foi possível perceber que os monitores apesar de serem pessoas capacitadas sentem uma certa sobrecarga durante as visitas pois recebem pouco auxílio por parte dos professores, o qual foi observado durante as visitas, os docentes por sua vez tendem a manter a preocupação na dispersão dos alunos esquecendo-se de direcionar os monitores com o objetivo da visita. Com isto, foi possível concluir que os zoológicos possuem um grande potencial de ensino, porém ao saírem do espaço escolar é necessário que ocorra um bom planejamento por parte dos professores para que dessa forma o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo e proveitoso. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47407 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Araujo, Karla Morgana Silva_Versão_Final_2022.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons